Uma trinca na nova odontologia

Empresa insraelense cria alternativa aos aparelhos para endireitar os dentes

Há uma alternativa para endireitar os dentes que de uma vez por todas nos livra de ter de andar com aqueles "malditos" aparelhos. É um sacrifício abominável, e quem já teve de andar com um sabe. Agora, uma empresa insraelense veio com uma espécie de placa insuflável que se coloca nos dentes. Não há arames nem molas. A empresa garante que é tão eficaz como os aparelhos normais, e só é preciso usá-la durante a noite.

Juliette Eliyahu anda em busca do sorriso perfeito, mas não suporta os aparelhos convencionais. E por conta disso está a ser apresentada a um novo sistema: o Aerodentis. É tão eficaz que basta usá-lo à noite.

Ao contrário de outros tratamentos que usam uma força constante, nós usamos "força pulsante". Esta força pulsante é usada durante a noite, enquanto o paciente dorme. Acaba por ser o tratamento mais estético, porque o paciente anda o dia todo sem nada nos dentes, explica Tal Lotan, da Aerodentis, CTO.

Esta "força pulsante" vem de um balão de silicone que está ligado a uma bomba de ar. Cabe tudo num pequeno aparelho feito à medida da boca de cada paciente. E o balão pulsa, com a força que foi receitada pelo médico, empurrando os dentes a pouco e pouco para a posição pretendida. Para além das vantagens estéticas, a empresa diz que o sistema é mais limpo e mais seguro para as gengivas do que os aparelhos convencionais.

Este é o único sistema onde consigo controlar a força aplicada aos dentes. Enquanto médica, enquanto ortodontista, é muito importante saber quanta força está a ser aplicada, afirma Idit Barkana, especialista em Ortodontia.

A própria paciente é fã. Diz que é muito melhor do que um aparelho. Com este método posso mesmo sorrir, comer, lavar os dentes, sem que nada me incomode, diz Juliette Eliyahu.

O sistema está aprovado para comercialização em Israel e na Europa, mas não é barato. Os tratamentos com Aerodentis podem custar qualquer coisa entre os três e os seis mil euros, e podem durar até ano e meio, mas para alguns é um preço que vale a pena pagar para ter um sorriso perfeito.